PRIMEIRO SEMÁFORO COM DISPOSITIVO SONORO É INSTALADO NA AVENIDA TRANSAMAZÔNICA

Na manhã desta quinta-feira, 18, a Prefeitura de Marabá, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) pôs em funcionamento o primeiro semáforo com recursos audiovisuais na cidade. Instalado na Rodovia Transamazônica, em frente ao Hemocentro, o novo sistema irá ajudar os pedestres na travessia daquela rodovia, a partir do acionamento de um botão, que em alguns segundos libera o sinal verde a quem pretende atravessar a pista.

Como o trecho tem outros dois semáforos muito próximos, um em frente ao INSS e outro às proximidades da Câmara Municipal, houve necessidade de sincronização desse terceiro com os demais. Além de uma passarela, a menos de 200 metros.

De acordo com Jair Guimarães, secretário de Segurança Institucional, a quem o DMTU está subordinado, a passarela está livre para a travessia de quem tem condições físicas para usá-la. No entanto, o semáforo especial servirá principalmente para aqueles que não tem condições de subir e descer as escadas, como os idosos, deficientes, acidentados. “Prefiro responder pelo excesso do que pela falta de sinalização”.

Jair lembra, no entanto, que o pedestre não atravessa quando quer. É necessário apertar o botão e aguardar o sinal verde abrir para ele. É importante observar também que a travessia deve ser realizada em duas etapas, daí a necessidade da atenção ao sinal sonoro, emitido prestes à finalização do tempo do sinal verde para o pedestre.

About The Author

Related posts

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X