![](http://dmtu.maraba.pa.gov.br/files/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino.jpeg)
Trânsito: DMTU realiza palestra educativa para alunos da Escola José Cursino
O Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) de Marabá, em parceria com o Consórcio Ponte Rio Tocantins (CPRT), promoveu uma palestra educativa na Escola José Cursino. A ação faz parte de um programa permanente de conscientização que ocorre durante todo o ano nas escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de orientar crianças e adolescentes sobre a segurança no trânsito.
O agente Ivan Pinheiro, do Departamento de Educação/DMTU, destaca a importância dessas iniciativas, que visam ensinar a forma correta de ir e voltar da escola, além de conscientizar sobre os riscos e responsabilidades ao conduzir um veículo de maneira irregular.
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino-10.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino-4.jpeg)
“Hoje estamos aqui em parceria com o CPRT, que está construindo a ponte do Rio Tocantins, para orientar as crianças e adolescentes sobre a segurança no trânsito. Muitos já estão naquela faixa etária de querer conduzir motocicletas e veículos e é importante reforçar que isso é ilegal. Temos, inclusive, uma parceria com o Ministério Público para reforçar essa conscientização”, afirma.
Para tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo, a equipe do DMTU utilizou brincadeiras lúdicas, garantindo maior envolvimento dos alunos.
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino-5.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino-8-e1739296669261.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino-2-e1739296630918-edited.jpeg)
“Com crianças e adolescentes, precisamos de estratégias diferentes para captar a atenção deles e transmitir os conteúdos de forma eficaz”, explica Ivan.
A diretora da Escola José Cursino, Eliane Lopes, enfatiza a relevância da iniciativa para os estudantes.
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino-1.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino-14.jpeg)
“A conscientização e as informações repassadas são essenciais para os nossos alunos. Hoje, participaram os estudantes do oitavo e nono anos, totalizando cerca de 200 alunos, se incluirmos os turnos da manhã e da tarde”, explica a gestora.
A escola também realiza trabalhos em sala de aula sobre a segurança no trânsito, utilizando materiais fornecidos pelo DMTU.
Os alunos avaliaram positivamente a palestra. Agatha Camila, 13 anos, afirma que a experiência foi enriquecedora.
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino-11.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino-6-e1739296697521.jpeg)
“Eles ensinaram sobre a importância de atravessar a rua com segurança e os perigos de usar o celular ao atravessar ou dirigir. Achei muito interessante”, comenta.
Enquanto Anthony Kevin, aluno do 9º ano, destaca a importância do respeito às regras de trânsito.
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino-9.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/palestra-dmtu-JoseCursino-15.jpeg)
“Tem muita gente que não respeita, e isso causa muitos acidentes. Aprendi bastante nessa palestra”, explica.
O DMTU segue com um cronograma intenso de palestras em diversas escolas da cidade e continua recebendo solicitações para novas ações. O programa DMTU nas Escolas também inclui atividades no retorno das aulas, com agentes que conscientizam pais e responsáveis sobre a maneira correta de transportar os filhos.
A próxima ação ocorrerá sexta-feira, 14, no período da manhã e da tarde na Escola José Mendonça Vergolino. Os agentes ficam na frente das escolas, nos horários de saída e chegada abordando pais e alunos, explicando os riscos e dando orientações para a segurança no trânsito.
“Sabemos das dificuldades do transporte público, mas buscamos orientar para que possamos ter um trânsito mais seguro”, conclui Ivan Pinheiro.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Igor Leite