DMTU DMTU
  • Home
  • Prefeitura de Marabá
  • Detran-Pa
  • Transparência
  • Ouvidoria
  • E-sic
  • Contato
  • 27 de dezembro de 2022
  • ascom
  • 0 Comments
  • DMTU, SEGURANÇA

DMTU: Campanha “Não fique preso em 2022” alerta para respeito à vida no trânsito

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), iniciou a campanha “Não Fique Preso em 2022: Respeite as Leis de Trânsito” para conscientizar os condutores sobre os cuidados necessários no trânsito, principalmente na passagem de fim de ano.

 O Departamento de Educação para o Trânsito do DMTU colocou a campanha na rua com a exposição de veículos envolvidos em acidentes de trânsito neste ano. São dois veículos expostos em pontos estratégicos e de grande visualização, um na rotatória com destino ao Terminal Rodoviário, na Nova Marabá, e outro na Orla, na Marabá Pioneira.

De acordo com Rafael Nogueira, coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito, a campanha visa causar um impacto visual nos condutores para que possam refletir e aumentar os cuidados no trânsito, ainda mais nessa época de festas de fim de ano.

“Nem sempre fazemos o modelo tradicional de campanha e queríamos passar uma mensagem mais ‘pesada’ para sensibilizar o condutor e expor veículos que sofraram sinistros com o slogan, ‘2023 está chegando, não fique preso em 2022’, e não é a prisão devido às infrações de trânsito, mas sim de cuidar da sua integridade e também das demais pessoas”, explicou.

Rafael Nogueira, coord. Educação para o Trânsito

De acordo com dados do DMTU, até novembro de 2022, 92 pessoas morreram em consequência de acidentes de trânsito. Em 2021 foram 105 óbitos. “Já tivemos várias campanhas e este ano, infelizmente, ainda registramos vítimas fatais no trânsito. A frota de Marabá vem aumentando e já são 130 mil veículos fixos e mais 20 mil flutuantes e temos que respeitar as leis de trânsito e também o respeito à vida”, informou Rafael Nogueira.

A campanha segue até a primeira semana de janeiro de 2023. Em 2022, a Secretaria de Segurança Institucional investiu em sinalização vertical e horizontal com a e instalação de novos semáforos em diversos pontos da cidade. A SMSI também intensificou a fiscalização e ampliou as ações das campanhas de educação para o trânsito.

“Temos trabalhado o tripé do trânsito, fizemos neste ano um investimento de mais de 4 milhões de reais em sinalização e temos também a fiscalização intensiva com parceiros, como a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, e ações que evitem e inibem os acidentes. Este ano tivemos o movimento Maio Amarelo, chamando atenção do condutor e esse tripé tem que funcionar bem para evitar as ocorrências de acidentes, porém a população deve ter essa sinergia para que possamos reduzir esses índices”, pontuou Jair Guimarães, Secretário de Segurança Institucional.

Jair Guimarães Barata, secretário de Segurança Institucional

Texto: Victor Haôr

Fotos: Secom

Prev PostSMSI: Final de semana com ações de segurança do DMTU, GMM e DMSP
Next PostSMSI: Atendimento psicológico aos servidores da segurança institucional é ampliado
Related Posts
  • Maio Amarelo: DMTU conscientiza taxistas e mototaxistas sobre prevenção de acidentes 15 de maio de 2025
  • SMSI: Operação Rei Momo garante segurança durante o Carnaval em Marabá 1 de março de 2025