DMTU: Semana Nacional do Trânsito em Marabá começa com blitz e palestras educativas

0

As palestras educativas são destinadas tanto para condutores e pedestres, quanto para os agentes de trânsito 

Começaram as atividades da Semana Nacional de Trânsito de 2019, cujo tema deste ano é “No Trânsito o Sentido é a Vida”. A cerimônia de abertura foi nesta quinta-feira (19), no Plenarinho da Câmara Municipal de Marabá.  Na quinta-feira os agentes do Departamento Municipal de Trânsito Urbano  (DMTU)  realizaram uma blitz educativa no semáforo da Folha 27, voltada aos pedestres, ciclistas e motoristas.

A Semana Nacional do Trânsito, tradicionalmente corresponde de 18 a 25 de setembro. Sendo que os agentes de Marabá participaram da abertura oficial em Belém. O encerramento oficial do Estado acontecerá em Marabá, com o Encontro Regional Alusivo a Semana de Trânsito, que contará com a presença de representantes dos Departamentos de Trânsito de outras cidades.

Durante a semana está prevista uma série de eventos como palestras, blitz educativas e a Gincana Educacional do Trânsito, com lançamento no dia 23, na Escola Militar Rio Tocantins, voltadas tanto para a população quanto para os agentes. “Temos tido resultados positivos no trânsito de Marabá. A campanha desse ano foca no que é realmente importante, foca em valorizar a vida”, comentou o diretor do DMTU, Emanoel Souza da Cruz.

Em relação à temática da Semana Nacional de Trânsito o Secretário Municipal de Segurança Institucional, Jair Guimarães Barata, discorreu que o comportamento dos condutores deve ser pautado na conscientização. “Geralmente as pessoas se comportam no trânsito apenas em resposta à fiscalização, e não é esse o sentido. O sentido é a vida, que você ponha o cinto, respeite a faixa, o limite de velocidade porque está priorizando sua vida e de quem divide o veículo com você. Isso tem que ser discutido em todo lugar. Sensibilizar e trazer a consciência que todos nós somos responsáveis”, acrescenta.

Novos semáforos

Jair Guimarães também destaca as mudanças realizadas no trânsito de Marabá, e conta que já está sendo feito o levantamento dos locais para colocação de sete novos semáforos na cidade. “Estamos mudando a cara da cidade com a questão dos binários, uma mão indo, outra vindo, estacionamentos apenas do lado direito, mudando sentido das ruas. Estamos colocando semáforo. Muita sinalização, colocando placas”, sublinha, ressaltando que também há novos projetos para serem implantados, entre eles estão o Esquina Livre e o Cine Vida .

“Para o pessoal deixar a esquina livre para colocarmos rampa de acessibilidade e os motoristas terem visibilidade para adentrar um cruzamento. Estamos em vias de adquirir uma van para implantarmos o Cine Vida. Aliás, através de um cinema na via pública, a educação para o trânsito com a fiscalização, foi algo que deu certo quando estive na Polícia Rodoviária Federal (PRF) e estou trazendo pra o município”, pontuou.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

Nenhum Comentário

ACESSIBILIDADE
X