SMSI: DMTU informa que Detran já desvinculou documentos dos veículos leiloados este ano

0

Uma boa notícia para quem adquiriu um veículo no último leilão realizado pela empresa contratada pelo Departamento de Trânsito e Transporte Urbano – DMTU, que estava encontrando dificuldades para regularizar a documentação. Os proprietários têm até o final do exercício 2019 para procurar o Detran e realizar os trâmites legais a fim de retirar a nova documentação do veículo.

A informação é do Secretário Municipal de Segurança Institucional, Jair Guimarães, em entrevista coletiva com a imprensa de Marabá nesta segunda-feira (02). De acordo com ele, todos os documentos dos veículos arrematados no leilão, já estão devidamente desvinculados de todos os órgãos de trânsito, municipal, estadual e federal e da Secretaria da Fazenda do Estado, liberados para legalização sem nenhum impedimento.

“Depois de realizado o leilão, em março deste ano, nós ficamos trabalhando para desvincular os débitos dos veículos. Hoje temos uma legislação que diz que após realizado o leilão, todos os órgãos têm a obrigação de desvincular em 30 dias, só que é complexo, nós estivemos várias vezes em Belém e conseguimos desvincular todos os veículos, agora o proprietário precisa procurar o Detran urgentemente para licenciar o seu veículo e transferir para o seu nome”, explicou.

O secretário Jair Guimarães destaca ainda que, se o proprietário não realizar todos os procedimentos, como procurar o Detran e verificar sua documentação, os encargos podem voltar na documentação no ano seguinte, ou seja, no exercício 2020. Ele lembra que o proprietário precisa  licenciar o  veículo ainda este mês de dezembro, afim de evitar transtornos futuros.

Francisco Rodrigues, presidente da comissão de fiscalização de contrato e leilão, orienta que é preciso que o responsável pelo veículo possa seguir os trâmites legais, “quando uma pessoa participa de um leilão ela quer adquirir um bem e não um problema, e procuramos sempre pautar nosso trabalho pela eficiência e eficácia para que as coisas aconteçam em temo hábil”, afirma.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Silva